LogoBlackW3.png

EDIFÍCIO-SEDE DO INGC EM MAPUTO

Maputo | Moçambique​

PROJETO DE CONCURSO

A elaboração do projeto teve por base os Termos de Referência do Concurso para a Conceção, Elaboração do Projeto-Executivo e Construção do Edifício-Sede do instituto Nacional de Gestão de Calamidades.


O Instituto já tinha dois edifícios construídos na envolvente, destinados a albergar a Direção de Administração e Recursos Humanos, a Direção de Prevenção e de Mitigação, a Direção de Desenvolvimento das Zonas Áridas e Semi-Áridas e o Gabinete de Coordenação da Reconstrução.
A intenção do instituto seria a de construir o Edifício-Sede, centralizando os serviços num só local.
Relativamente aos edifícios existentes, salienta-se três características: a horizontalidade dos edifícios (constituídos por r/c+1piso), a pala na entrada com pilares inclinados e a moldura nas janelas.


Na integração do novo edifício, manteve-se as características realçando questões como a altura do edifício (mais alto que os restantes) para demarcar o grau de importância.


O programa de concurso era bastante extenso e apresentava vários setores de trabalho. Na organização dos diversos sectores pretendeu-se que houvesse clareza e pragmatismo.


No piso térreo localizam-se o gabinete do Diretor Geral Adjunto e compartimentos asso- ciados, bem como os compartimentos diretamente ligados à receção, ao sector jurídico e aos parceiros.
No piso superior, localizou-se o gabinete do Diretor Geral e compartimentos associados, o sector da coordenação que inclui a sala de reuniões de maior dimensão, os gabinetes dos consultores e de comunicação e imagem.


Para além do Projeto de Arquitetura, foram também elaborados os Projetos de: Estabilidade, Abastecimento de Água, Drenagem de Águas Residuais, Drenagem de Águas Pluviais, Instalações Elétricas, Telecomunicações, AVAC e Segurança contra Incêndio.